Dom Frei Alano celebra 61º aniversário de Ordenação Sacerdotal

A Arquidiocese de Niterói hoje, dia 28 de outubro, rende graças e festeja o sexagésimo primeiro aniversário de Ordenação Sacerdotal do seu Arcebispo Emérito, Dom Frei Alano Maria Pena, OP. (Ordem dos Pregadores). Parabéns, Dom Frei Alano pelo seu sim!

A Igreja particular de Niterói eleva aos céus suas preces pela vida e vocação de Dom Frei Alano, que serve a Igreja como Bispo, entregando sua vida, num total espírito de doação e despojamento de si mesmo, em função da construção do reino de Deus. Ao mesmo tempo, imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza seu Arcebispo emérito, pela passagem do 61º aniversário de Ordenação Sacerdotal. Parabéns, Dom Frei Alano!

Breve história

Dom Alano Maria Pena foi ordenado sacerdote da Ordem dos Pregadores-OP (conhecidos como “Dominicanos”), em 28 de outubro de 1961, em São Paulo – SP. Ordenado Bispo em 25 de maio de 1975, em Belém do Pará, quando assumiu o Lema Episcopal: Ut unum Sint (Que sejam um).  O seu pastoreio na Igreja particular de Niterói é uma expressão visível do seu lema, e suas atitudes de pastor revelam a intenção de que todos sejamos um, em Cristo Jesus.

“Os Bispos sucessores dos Apóstolos assumem, na liberdade, a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores de que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal” (Apostolorum Successores, Introdução).

Dom Frei Alano ficou à frente da Arquidiocese de Niterói por 7 anos e, no dia 30 de novembro de 2011, renunciou ao governo, em conformidade com o Can. 401, §1º do Código de Direito Canônico.

Por João Dias
Foto: Thiago Maia – Arquivo SECOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share