Padres dos Vicariatos Lagos e Rural visitam obras da Nova Catedral

Os padres dos Vicariatos Lagos e Rural estiveram, ontem, 26 de outubro, visitando o canteiro de obras da Nova Catedral São João Batista. Também , estava presente o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, e o Bispo Auxiliar nomeado, Monsenhor Geraldo de Paula.

Padre Cláudio Lima, coordenador do SECOM, destacou que os sacerdotes dos vicariatos Lagos e Rural estiveram no local, “…para acompanharem a evolução da obra da Nova Catedral.”. “Após a acolhida”, Aloisio Lannes Oliveira, “engenheiro responsável pela obra, fez a apresentação das etapas anteriores, desde as fundações até o momento presente da obra. Na ocasião, também, houve momento de perguntas acerca da construção, logo após a visita do espaço.”, finalizou padre Cláudio Lima.

A construção da Nova Catedral São João Batista segue projeto de Oscar Niemeyer, com estrutura projetada para acolher cinco mil pessoas, em seu interior. Situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela beleza, a cúpula da Nova Catedral terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros. Na Nova Catedral, que fica no Caminho Niemeyer, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços.

Ajude na Construção dessa “Obra de Fé”! Informações em novacatedral.com ou de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo número (21) 3602-1700. Participe da Construção desta “Obra de Fé” que não para de Crescer!

Aloisio Lannes Oliveira, engenheiro responsável, destacou, que “na visita realizada, ontem, o escopo principal foi a apresentação da Obra da Nova Catedral de Niterói aos presentes.”, e completou ele descrevendo o que apresentou aos senhores sacerdotes:

Iniciamos o evento com uma explanação do que ocorreu nos anos anteriores, da seguinte maneira:

# Nos anos de 2016 e 2017

– A princípio , Escavação de área aproximada de 14 mil metros quadrados;

– Em seguida, Terraplanagem, no ano de 2017, com Cravação das Estacas Hélice e das Estacas Raiz, com, aproximadamente, 256 Estacas, com uma profundidade média de 30,0 metros.

# Nos anos de 2018 e 2019

– Iniciamos nossas atividades com Remoção de parte do Enrocamento (Escavação para a retirada de Rochas com diâmetros em torno de 1m de largura), em função desta Área ter sido aterrada, sem um controle de qualidade.

– Após esse trabalho, começamos a cravar as Estacas Escavadas, num total de 32 Estacas, com diâmetro de 1,50 metros e um comprimento médio de 50 metros. Estas Estacas têm a função de dar a suporte para os três BLOCOS PRINCIPAIS DA CÚPULA (B1- BLOCO SUL; B2- BLOCO NORTE; B3 – BLOCO LESTE).

– Em seguida, a Cravação das Estacas, sendo 256 unidades entre Estacas Hélice e Raiz e 32 unidades de Estacas Escavadas. Após , houve a Concretagem dos Blocos nas Cabeças das Estacas, e estes Blocos terão a Função de Suportar as Cintas Atirantadas dos Pilares e Vigas Internas da Cúpula, das Paredes Internas e também da Laje de Subsolo da Cúpula.

# Nos anos de 2020 e 2021

– Executamos a Concretagem dos TRÊS BLOCOS PRINCIPAIS e ,em seguida, concretamos as TRÊS CINTAS ATIRANTADAS.

– Posteriormente, houve a Concretagem das Paredes Internas da Cúpula até a Altura de 2 metros.

– Terminamos o ano de 2021 , com a Concretagem da Laje do Subsolo da Cúpula.

# No ano de 2022

– No início desse ano, concretamos os Complementos das Paredes Internas da Cúpula:
》PAREDES DE FECHAMENTO DA CÚPULA, até a altura de 4 metros;
》PAREDES DO CORO, até a altura de 8 metros;
》PAREDE DO ALTAR, até a altura de 10 metros.

OBS: ESSAS ATIVIDADES TERMINARAM EM JUN/22

– A ETAPA ATUAL TEVE INÍCIO EM JUL/22 E SERÁ CONCLUÍDA EM DEZ/22. Trata-se da Montagem e Concretagem para os TRÊS ARRANQUES DOS PILARES PRINCIPAIS DA CÚPULA – EM ESTRUTURA METÁLICA.

Após as informações a todos presentes, fizemos uma visita ao local da obra, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer essa Obra de Deus, sendo o Arquiteto Sr. Oscar Niemeyer o Responsável deste projeto.

Por João Dias
Fotos: Padre Cláudio Lima

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share