Santuário Cristo Crucificado em Porto das Caixas lembra Frei Galvão

Matheus Oliveira, da PASCOM do Santuário Cristo Crucificado em Porto das Caixas, Itaboraí, enviou hoje pela manhã um breve relato sobre a história de Santo Antônio de Santanna Galvão, o primeiro Santo Brasileiro. Disse ele:

Hoje Celebramos o dia de Santo Antônio de Santanna Galvão, o primeiro Santo Brasileiro. Antônio Galvão nasceu em 1739 na cidade de Guaratinguetá, de família religiosa e de elevado status social e político. Aos 21 anos, em 1760, desistiu de seu futuro promissor e entrou para o noviciado dos Frades Menores recebeu o hábito Franciscano no Convento de São Boaventura, na extinta Vila de Santo Antônio de Sá, hoje o lugar faz parte do Distrito de Porto das Caixas – Itaboraí – RJ, no Vicariato Rural da nossa Arquidiocese de Niterói.

Durante o período do noviciado Frei Galvão se destacou pela piedade, zelo e virtudes exemplares. Em 16 de abril de 1761 emitiu seus Votos Solenes assumindo o nome de Frei Antônio de Santanna Galvão em homenagem a devoção de sua família à Santa Ana. Era no Convento de São Boaventura que a Imagem de Jesus Crucificado ficava e era venerada antes de ser levada para o atual Santuário em 1840. Assim como Frei Galvão, muitos Franciscanos e fiéis da extinta Vila de Santo Antônio de Sá rezaram aos Pés da Imagem que, desde 1.968, vem atraindo romeiros e devotos até o Santuário de Porto das Caixas.

São Frei Galvão, faleceu em 23 de dezembro de 1822. Na época de seu sepultamento a sua fama de santidade já havia se espalhado de tal maneira que os participantes do velório cortavam pedaços do seu hábito afim de obterem uma relíquia do santo súbito; deixando o hábito ficou reduzido até o joelho.

A Beatificação aconteceu em 25 de outubro de 1998. E canonizado pelo Papa Bento XVI na cidade de São Paulo no dia 11 de maio de 2007.

Arte: divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share