DNJ 2022 reúne milhares de jovens no Vicariato Alcântara

Os jovens dos 14 munícipios que compõem a Arquidiocese de Niterói, estiveram reunidos no Vicariato Alcântara, para o DNJ 2022, no dia 23 de outubro. O encontro marcou a volta do Dia Nacional da Juventude Arquidiocesano totalmente presencial.

Com uma vasta programação, o encontro teve como tema: “Conhecer para Amar” e o lema: “Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância”, frase de São Francisco de Assis. O encontro aconteceu nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pacheco, São Gonçalo, Vicariato Alcântara. O dia foi movimentado com os jovens oriundos dos 14 munícipios.

Milhares de jovens dos seis vicariatos da Arquidiocese se dirigiram, logo pela manhã, à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pacheco. Após a acolhida dos jovens, que vieram dos 14 munícipios da Arquidiocese, tocou a banda Plenitude.

O evento prosseguiu com as tendas, dentre as quais, os jovens podiam escolher as palestras de seu interesse. Na parte da tarde, após o almoço, o Coordenador da PASCOM, SECOM e fundador da Comunidade Católica Dom de Deus, padre Cláudio Lima, proferiu palestra para os jovens, por aproximadamente 20 minutos, sendo muito aplaudido.

Às 15h, hora da Divina Misericórdia, teve início a Santa Missa, presidida por Dom José Francisco, que falou sobre a importância do tema do DNJ. Em sua homilia, convidou os jovens a serem espelhos e transmissores da Paz para o Mundo. Ele lembrou, ainda, as eleições, que ocorrerão, no próximo domingo. Utilizando a nota do Regional Leste 1 de abril, destacou que a Igreja Católica não tem partido político.

Ao final da celebração, aconteceu o Show da Ana Gabriela, que levou os jovens a dançar, refletir e rezar. A cantora, durante o show, contou um pouco da sua vida, em testemunho que emocionou muitos jovens, encerrando com uma oração para os jovens. A Rádio Anunciadora e Redes Sociais transmitiram o DNJ 2022, ao vivo.

 

Origem do DNJ

Há 37 anos, em 1985, o Dia Nacional da Juventude foi instituído, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou aquele, o Ano Internacional da Juventude. Desde então, todos os anos, a Igreja no Brasil comemora o DNJ, no último domingo do mês de outubro. Os jovens se reúnem num grande espaço e têm um dia de louvor, animação e reflexão sobre um tema específico.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugere um tema nacional, mas cada diocese pode determinar outro, que lhe seja mais adequado, conforme a realidade local.

Reveja cada momento do DNJ 2022:

Abertura do DNJ 2022
Por dentro do DNJ 2022 – 1ª edição
DNJ 2022 – Adoração ao Santíssimo com Padre Júlio César 
DNJ 2022 – Por dentro do DNJ 2022 2ª edição
DNJ 2022 – Pregação Principal com Padre Cláudio Lima
DNJ 2022 – Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco
DNJ 2022 – Show principal com Ana Gabriela

Por João Dias
Reportagens: Ana Mesquita
Imagens: Luis Marcelo/João Dias/Davison
Operação de Vídeo e áudio: Luis Marcelo/Fernanda Sodré
Fotos: Jorge Chaves (PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Pacheco)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share