Consagração pelo Rito da Ordo Virginum, hoje nas Redes Sociais da Arquidiocese

Hoje, 11 de outubro, a partir das 18h, a Paróquia São Judas Tadeu, em Icaraí, no município de Niterói, recebe o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, para a Santa Missa de Consagração de Isadora Arantes. Na Celebração, o Arcebispo utiliza o Rito de Consagração das Virgens. Diferentemente dos religiosos, não há a emissão de nenhum voto, mas sim de um propósito de castidade. A Candidata recebe as insígnias do véu a ser usado nas celebrações litúrgicas, a aliança e a liturgia das horas.

Acompanhe aqui:

A Candidata a Virgem Consagrada Isadora Arantes descreveu sua alegria. Disse ela:

“A minha alma tem sede de vós, como terra sedenta, o meu Deus!” (Salmo 62)

É com alegre expectativa que vivo os dias que antecedem minha entrega radical a Deus que ocorrerá oficialmente no próximo 11 de outubro. Certamente, um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Que eu saiba corresponder – em espírito e verdade – ao amor d’Aquele que me escolheu para ser Sua esposa – única e exclusivamente Sua! – aqui e por toda a Eternidade!

A Paróquia São Judas Tadeu está situada na Avenida Almirante Ary Parreiras, s/nº, Icaraí, Niterói. As Redes Sociais da Arquidiocese e a Rádio Anunciadora transmitirão a Santa Missa de Consagração, a partir das 18h.

Em 2008, o então Papa Bento XVI, durante o encontro com as Virgens Consagradas: “ ‘A vossa vida seja um particular testemunho de caridade e sinal visível do Reino futuro’ (RCV, 30). Fazei com que a vossa pessoa irradie sempre a dignidade do ser esposa de Cristo, expresse a novidade da existência cristã e a expectativa serena da vida futura. Assim, com a vossa vida recta, podereis ser estrelas que orientam o caminho do mundo. A opção pela vida virginal, de facto, é uma chamada à transitoriedade das realidades terrenas e antecipação dos bens futuros. Sede testemunhas da expectativa vigilante e laboriosa, da alegria, da paz que é própria de quem se abandona ao amor de Deus. Estai presentes no mundo e contudo sede peregrinas rumo ao Reino. De facto, a virgem consagrada identifica-se com aquela esposa que, juntamente com o Espírito, invoca a vinda do Senhor: ‘O Espírito e a Esposa dizem ‘Vinde’ ” (Ap 22,17).

Em junho de 2018, foi aprovado pelo Papa Francisco Ecclesiae Sponsae Imago, publicado pela   Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Este documento é uma Instrução sobre a “Ordo virginum” Ordem das Virgens. O prefeito do dicastério, Cardeal João Braz de Aviz, e o secretário, o Arcebispo José Rodriguez Carballo, na ocasião, apresentaram o documento ao Papa Francisco.

“‘As virgens consagradas são imagem da Igreja esposa de Cristo’, desta forma o decreto da Sagrada Congregação para o Culto Divino, que o Beato Papa Paulo VI promulgou o novo Rito da consagração das virgens, apresentava as mulheres consagradas na “Ordo virginum”. Era 31 de maio de 1970. Como acontecia nas comunidades apostólicas e na época patrística, após séculos, era concedida a possibilidade de receber esta consagração, também, as mulheres que permanecessem em seu ordinário contexto de vida, e não mais reservado às monjas. ”, destaca o Cardeal João Braz de Aviz.

E completou ele: “A Instrução Ecclesiae Sponsae Imago, que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica apresenta hoje, retoma essa definição. Depois do Rito litúrgico e das normas nela contidas, a Instrução é o primeiro documento da Sé Apostólica que aprofunda a fisionomia e a disciplina desta forma de vida. ”

Em outro trecho, o Cardeal ressalta: “A Instrução sobre a Ordo virginum pretende responder aos pedidos que numerosos Bispos e virgens consagradas nestes últimos anos têm apresentado à Congregação para a Vida Consagrada sobre a vocação e o testemunho da Ordo virginum, a sua presença na Igreja universal, e – em particular – sobre a formação vocacional e discernimento. Ecclesiae Sponsae Imago quer ajudar a descobrir a beleza desta vocação, e contribuir para mostrar a beleza do Senhor que transfigura a vida de tantas mulheres que diariamente a experimentam. ”, finalizou ele na ocasião.

Por João Dias, com informações da Santa Sé
Arte: divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Leia mais

Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579

Matriz de São Gonçalo confirma registros de fundação do século XVI No último dia 02 de setembro, passados mais de 450 anos, a Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante foi reconhecida através de ata notarial, registrada em cartório no município, como propriedade da Arquidiocese de Niterói. Padre André, pároco da comunidade, explica o desenrolar da documentação. “Foi um longo processo, mas que está próximo de terminar, com a retirada do Registro Geral de Imóveis (RGI), no mês de outubro de 2020. Todo esse processo foi instrumentalizado com pareceres históricos, que trouxeram as evidências necessárias para que ficasse comprovada a posse do terreno onde foi construída a Paróquia ainda no século XVI.” Na ocasião, em reunião privada, estiveram presentes as autoridades eclesiásticas, municipais e estudiosos, para testemunhar esse marco para a cidade, que é o reconhecimento oficial do terreno da Igreja Matriz, local onde o município teve seu início, no entorno da antiga capela, ali erigida em 1579. Com informações de Padre André Luís Por Padre Ricardo Mota  

O post Matriz de São Gonçalo recebe conhecimento de seu território com fundação em 1579 apareceu primeiro em Arquidiocese de Niterói.

Total
0
Share