Unidade dos Cristãos foi a pauta do primeiro compromisso da Visita Ad Limina nesta quinta-feira

O penúltimo dia de compromissos oficiais dos bispos do Regional Leste 1 – CNBB junto aos organismos da Santa Sé em virtude da Visita Ad Limina Apostolorum teve início com um encontro no Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, onde foram recebidos pelo Cardeal Prefeito, Dom Kurt Koch.

Este Dicastério foi criado no ambiente do Concílio Vaticano II, no ano de 1960 e seis anos depois fora confirmado pelo Papa São Paulo VI, como um organismo permanente da Sé Apostólica. Dessa forma, busca cumprir o papel de de aplicar-se com iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos, buscando que seja colocado em prática os Decretos do Concílio Vaticano II referentes à temática do Ecumenismo.

A saudação ao Cardeal Koch, que desempenha a função de Prefeito desde o ano de 2010, foi feita pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, que também apresentou um panorama referente à relação entre os católicos e as demais igrejas e religiões. O bispo iniciou sua fala recordando que “o Regional Leste 1, que geograficamente coincide com o Estado do Rio de Janeiro, é composto de realidades humanas e culturais muito diversificadas e isso se reflete também na vivência do espírito ecumênico e no diálogo inter-religioso”. Falou sobre as diversas iniciativas realizadas pela Igreja Católica no Estado, principalmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) que é desenvolvida por todas as Dioceses. Dom Ricci apontou também as dificuldades encontradas nesse tempo presente, disse:

“O momento atual brasileiro não parece muito favorável ao Ecumenismo e ao Diálogo inter-religioso, devido a fortes polarizações dentro e fora da Igreja. Gestos de intolerância religiosa com acinte de violência, muitas vezes misturados com ideologias políticas ou por elas motivados, acirram os ânimos e dificultam a construção de um clima de respeito mútuo. Como Pastores, procuramos evangelizar e indicar caminhos de respeito, diálogo, perdão e reconciliação. Neste sentido, as palavras e os gestos de Papa Francisco são de exemplo e estímulo para reforçar atitudes ecumênicas e de Diálogo inter-religioso, e por isso lhe somos muito gratos.”

Veja a seguir a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso.

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Leia também:

Bispos do estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a visita Ad Liminia

Visita aos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação

Bispos se encontram com o Cardeal Roche no Dicastério para o Culto Divino

Visita Ad Limina: Dicastério dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

O encontro com o “Pastor de todos os pastores”

Bispos do Estado do Rio visitam Dicastério para os Bispos e a Secretaria de Estado

Dom José: Estamos neste momento agradecidos por virmos a Roma

Vice-presidente do Regional Leste1 celebra Missa na Catedral do Papa

Dom José Francisco presenteia Papa Francisco na Visita Ad Limina Apostolorum

Do Túmulo de Pedro ao Sucessor de Pedro

Bispos do Regional Leste 1 se preparam para o encontro com Francisco

Bispos do estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a visita Ad Liminia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share