Finalizando a agenda de visitas aos organismos da Santa Sé neste penúltimo dia de Visita Ad Limina Apostolorum, os bispos do Regional Leste 1 – CNBB estiveram no Dicastério para o Clero, que tem como Prefeito o coreano Dom Lazarus You Heung-sik, criado Cardeal no último Consistório Público de 27 de agosto deste ano, ocasião em que também fora criado o Cardeal Paulo Cezar Costa, que acompanha os bispos do Estado do Rio de Janeiro nessa missão oficial.
Cardeal Lazarus recebeu os bispos e foi saudado por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda que, em nome dos bispos do Regional, renovou o compromisso pastoral dos nossos pastores como Santo Pedro e o seu ministério pastoral – “É com grande alegria e em espírito de comunhão que nós, Arcebispos e Bispos do Regional Leste I da CNBB, podemos visitar o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e expressar nossa comunhão com o Sucessor de Pedro, princípio e fundamento da unidade da Igreja. É costume, nesta ocasião, os Bispos visitarem os diversos Dicastérios que colaboram com o Romano Pontífice no incremento da obra da Evangelização, que recai primeiramente sobre seus ombros. Neste sentido, é de primordial importância para nós estarmos na Congregação para o Clero, que tem a grande missão de auxiliar o episcopado no cuidado de nossos sacerdotes e diáconos, colaboradores em nossa missão de apascentar o rebanho a nós confiado”, disse o bispo.
Continuando, Dom Luiz Henrique fez uma exposição sobre a situação do clero no Regional Leste 1, recordando, sobretudo, o grave problema sanitário com a pandemia da Covid-19 – “Tivemos no contexto de nossas igrejas fechadas, no ano de 2020, uma recriação do modo de evangelizar e atender ao nosso povo, tão abatido pela pandemia. Nossos sacerdotes buscaram, mantendo o devido distanciamento social, dar assistência a todos. Como heróis da fé, não só atendiam, via online, com as celebrações litúrgicas, reuniões, orientação espiritual, catequese, como também muitos se sentiram impelidos a enfrentarem o risco de infecção, indo ao encontro presencial para socorrerem inúmeras pessoas em suas necessidades materiais, psíquicas e espirituais. Vários dos nossos sacerdotes pagaram com a própria vida tal dedicação, no exercício de seu ministério”, recordou o bispo e seguiu – “Podemos, também, constatar, em nossas Dioceses, sacerdotes que desejam se dedicar à vida missionária em regiões muito carentes de ministros ordenados, como também no atendimento aos migrantes brasileiros que também necessitam do conforto e apoio espiritual.”
Dom Luiz disse que os bispos receberam, com grande esperança, a nova Ratio fundamentalis – Documento do Dicastério para o Clero sobre a formação dos candidatos ao presbiterado – “Estamos buscando em nossos Seminários aplicar tais diretrizes para formação de nossos sacerdotes em sintonia com a conferência episcopal brasileira, a CNBB, no que tange à sua aplicabilidade em nível nacional, nos empenhando em prepararmos os futuros padres para que sejam ministros abnegados e servidores, firmes diante da sedução do aburguesamento, como nos pede o Papa Francisco: ‘sacerdotes despojados, pobres com os pobres.’”
Por fim, o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, falou sobre o Serviço de Animação Vocacional, no qual – “também constatamos os frutos da Pastoral Vocacional em nossas Dioceses com a busca crescente de jovens que desejam discernir o chamado de Deus. Para nós, este é um sinal de grande esperança em meio a tantos desafios dos tempos modernos, ao percebermos que nossos jovens ainda se encantam e, com generosidade, querem servir ao Senhor que os chama na Sua Igreja. Certamente, o Ano Vocacional, proposto pela Igreja no Brasil será um grande momento de graça e de reavivamento das vocações em nosso imenso território brasileiro”, concluiu Dom Luiz.
A Visita Ad Limina segue com a Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior, com a presidência do Bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, OFM. Cap., às 16h, em Roma – às 11h, de Brasília. Os Bispos do Estado do Rio de Janeiro seguem na visita até sábado, dia 8 de outubro, quando ocorrerá a Reunião de avaliação da Visita Ad Limina Apostolorum no Colégio Pio Brasileiro onde estão hospedados.
Veja a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre este compromisso:
Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)
Colaboração: João Dias (Arquidiocese de Niterói)
Leia também:
LESTE 1 VISITA O DICASTÉRIO PARA O SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL
SEMPRE É PEDRO! RECORDANDO A VISITA AD LIMINA DE 2010
Bispos visitam o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica
Unidade dos Cristãos foi a pauta do primeiro compromisso da Visita Ad Limina nesta quinta-feira
Episcopado Fluminense participa de reunião no Dicastério para a Comunicação e Missa no Colégio Pio Brasileiro
Visita aos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação
Bispos se encontram com o Cardeal Roche no Dicastério para o Culto Divino
Visita Ad Limina: Dicastério dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica
O encontro com o “Pastor de todos os pastores”
Bispos do Estado do Rio visitam Dicastério para os Bispos e a Secretaria de Estado
Dom José: Estamos neste momento agradecidos por virmos a Roma
Vice-presidente do Regional Leste1 celebra Missa na Catedral do Papa
Dom José Francisco presenteia Papa Francisco na Visita Ad Limina Apostolorum
Do Túmulo de Pedro ao Sucessor de Pedro
Bispos do Regional Leste 1 se preparam para o encontro com Francisco
Bispos do estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a visita Ad Liminia