Ordenação Sacerdotal: As expectativas dos futuros padres

Ordenação Sacerdotal é um momento muito esperado, por quem escolhe seguir a vida religiosa. É uma mistura de alegria, esperança e responsabilidade, para que com zelo, cuide da porção do povo de Deus que a ele será confiada. O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Niterói (SECOM ArqNit) irá transmitir a íntegra da Ordenação, no dia 22 de outubro, a partir das 9h30 nas Rede Sociais e na Rádio Anunciadora.

Através da imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, a Igreja Particular de Niterói, terá sete novos sacerdotes. Os diáconos Gabriel dos Santos Ramalho – “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9), Jean da Conceição Lopes – “Não temas, porque Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és Meu.” (Is 43,1), Kelvin Pereira Pessanha – “Sê firme e corajoso. Não temas, porque o Senhor está contigo.” (Js 1,9), Leandro Dantas de Medeiros – “Por eles eu rogo; porque são teus.” (Jo 17,9), Lucas Machado da Silva – “O amor de Cristo nos impele.” (2 Cor 5.14), Pedro Henrique F. Oliveira – “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo.” (Jo 21,15), e Rafael Ronzani da Cunha – “Fazei-me cedo sentir Vosso amor” (Sl 142,8) serão ordenados padres, em Cerimônia na paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada na Estrada do Pacheco, 756, Pacheco, São Gonçalo.

As expectativas dos futuros padres

É com muita alegria e com imenso sentimento de gratidão que abraço o segundo grau do Sacramento da Ordem. Ciente de minhas limitações, rogo aos céus as graças necessárias para viver bem essa vocação tão grandiosa. Igualmente, peço a oração de todo povo a fim de que me torne cada vez mais parecido com Cristo e me mantenha fiel no serviço a Igreja. – Diácono Gabriel

Vejo o sacerdócio não como uma conquista, mas como um dom dado à Igreja. Agora, sou chamado a participar do sacerdócio, que é de Cristo, para assim como Ele, doar a vida e servir.
Nesse breve tempo que antecede a Ordenação, já faço um pouco a experiência daquilo que São Paulo afirma na carta aos Coríntios: “trazemos esse tesouro em vasos de barro” (2Cor 4,7). O “vaso de barro” que sou tenho consciência, porém, o tesouro da vocação que me foi dado é tão grande que morrerei sem saber em que consiste plenamente a sua riqueza.
Que Deus me ajude a corresponder esse chamado com fidelidade e alegria. Por isso, conto com as preces do povo de Deus! – Diácono Jean

Depois de tantos anos discernindo a vocação e me preparando para acolher essa graça, me alegro por já estar inserido no sacramento da ordem, sendo diácono, e agora receber da Santa e amada Mãe Igreja o presbiterado que me configurará a Cristo Bom Pastor.
Ao mesmo tempo que exulto de alegria reconheço o dever que esse ministério imputa sobre mim.
Por isso conto com as orações e testemunhos dos irmãos na fé que me fazem ser fiel ao chamado. – Diácono Kelvin

Sou natural da cidade de Guarulhos, São Paulo, porém, devido a algumas dificuldades, minha mãe decidiu se mudar para a cidade de Itaboraí, em nossa Arquidiocese. Foi nessa cidade que iniciei as minhas formações intelectual, humana e religiosa. Esta última se deu na paróquia de São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras, município de Itaboraí.
Foi movido pelos bons testemunhos dos sacerdotes, que por lá passaram, que despertou no meu coração a possibilidade e o interesse ao sacerdócio! Hoje, posso dizer que sou fruto do testemunho desses homens de Deus, das orações do povo de Deus e também do apoio incondicional da minha família. Agradeço ao Senhor pelo chamado e à Igreja, na pessoa de Dom José, nosso Arcebispo, por concretizarem o meu chamado através da Ordenação Presbiteral! Desde já, conto com as orações do povo de Deus e, sobretudo, com a paciência, com a amizade e com a ajuda dos irmãos sacerdotes para que eu possa desempenhar o meu ministério com alegria, com amor e com fecundidade. – Diácono Leandro

No ano de 2013, ingressei no Seminário Arquidiocesano de São José e durante esse tempo de formação, vivendo a intimidade da oração e a comunhão fraterna, pude fazer a experiência do amor de Cristo! Mesmo com as minhas limitações, Ele me chamou ao serviço do altar. Assim, ao assumir o segundo grau do sacramento da Ordem, o presbiterato, confiado por meio da Santa Mãe Igreja, renovo o desejo de preserverar na fidelidade no ministério que receberei e pastorear na dinâmica da misericórdia que a cada dia eu sou o primeiro a fazer a experiência.
Deste modo, ao repetir São Paulo, “O amor de Cristo nos impele”, porque vivencio esse amor de Cristo por mim e por isso respondo com amor me consumindo por Deus e pelos irmãos!Diácono Lucas

É com o coração repleto de alegria que estou dando esse passo, na confiança de que o Amor de Deus irá acompanhar todo o meu ministério. Ao assumir o segundo grau do sacramento da Ordem, o Presbiterato, lanço um olhar à misericórdia divina, que me escolheu para o Seu serviço, para que só o Seu amor seja meu guia. – Diácono Rafael

Para mim, ser ordenado sacerdote em nossa Arquidiocese é experimentar a alegria de servir, de entregar toda a minha vida nas mãos da Igreja, para somar na missa evangelizadora da nossa Arquidiocese. – Diácono Pedro

Acompanhe a Ordenação Sacerdotal

O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá a Santa Celebração. Na ocasião, estarão concelebrando o Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena OP, o Vigário Geral, Padre Carmine Pascale, Padre Douglas, reitor do Seminário, os padres e diáconos da Arquidiocese.

O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também, sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral. Acompanhe aqui:

Por João Dias
Arte: Seminário São José

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share