O Seminário São José, local de formação dos futuros sacerdotes da Igreja particular de Niterói, terá uma tarde de confraternização e de lazer, com um delicioso chá. A grande novidade desta edição é a participação das Irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho. Participe e ajude o Seminário Arquidiocesano.
O encontro será neste sábado 27 de agosto, a partir das 15h, à Rua Doutor Genserico Ribeiro, 59, São Lourenço. Um momento de partilha e descontração, após às 18h30 acontecerá a Santa Missa.
Os padres formadores e os seminaristas, organizam o chá beneficente, com o intuito de angariar donativos para o Seminário, que completou 113 anos de fundação, no dia 11 de janeiro, e desde 1909, vem formando sacerdotes. Por Decreto Imperial, de 02 de dezembro de 1854, o prédio pertenceu à 1a Baronesa da Soledade, Francisca Elisa Xavier, grande proprietária de terras, na região dos atuais bairros de São Lourenço e Fonseca.
O título de Baronesa da Sociedade foi conferido à Francisca Elisa Xavier, por Dom Pedro II, em 1854. Após a sua morte, a propriedade foi vendida ao Comendador José Duarte Galvão Júnior, e em 1897, cedida à Diocese de Niterói, hoje Arquidiocese de Niterói, depois de permanecer muitos anos fechada. Em 1909, ali se fixou o Palácio Episcopal, por iniciativa do Bispo da época, Dom Agostinho Benassi e, no mesmo ano, passou a abrigar o Seminário Diocesano São José.
Em 30 de dezembro de 1992, pelo processo de número 6.539, o prédio foi tombado pelo município de Niterói: “… sob o risco de caráter neoclássico do arquiteto italiano Antônio Forchini, apresenta uma composição simétrica em todas as fachadas. O corpo central possui, no pavimento térreo, o acesso principal, precedido por uma escada de convite. Quatro janelas, dispostas duas a duas, ladeiam a porta. No pavimento superior, cinco janelas francesas se abrem para um balcão sacado e corrido. A fachada principal se completa com a presença de dois corpos, dispostos simetricamente, contendo, cada um, duas janelas por pavimento. Todo o prédio é encimado por entablamento, platibanda e frontão triangular na fachada principal, possuindo pilares e cunhais com capitéis clássicos” (Trecho do Decreto de Tombamento).
Os seminaristas agradecem a todos os amigos e benfeitores, pela generosidade. Os convites para o chá custam apenas 10 reais. Informações pelo número (21) 2717-1855.
Por João Dias
Arte: divulgação