“Precisamos lembrar sempre de sermos testemunhas de Jesus”, diz Dom José

Durante a Santa Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ontem, dia 21 de agosto, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, lembrou em seu sermão a importância da família nos dias de hoje. A Celebração Eucarística no Vicariato São Gonçalo, preparou as famílias para a VI Caminhada que saiu em direção ao SESI. O evento, que chegou na sexta edição, marca tradicionalmente o encerramento da Semana Nacional da Família e reuniu os paroquianos de toda a cidade na Paróquia São Gonçalo de Amarante, no centro da cidade.

A concentração do povo foi animada pela cantora Virgínia Maldonado, seguida da oração do Terço da Misericórdia, como uma prece por cada família da Arquidiocese. Durante a Santa Missa, presidida por Dom José Francisco, o Arcebispo recordou a importância da vivência de fé de cada cristão e o valor que devemos dar às nossas famílias: “Precisamos lembrar sempre de sermos testemunhas de Jesus, não só nas nossas famílias, mas também nas comunidades em que participamos e mais ainda na sociedade.”, disse Dom José.

O decorrer da caminhada foi guiado por louvores e testemunhos baseados no tema dessa edição: “Amor Familiar, Vocação e caminho de Santidade.” Ao retratar sobre o amor vivenciado no matrimônio, o casal Alexandre e Daniele, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Barro Vermelho, pôde compartilhar o seu testemunho para os participantes: “O que Deus faz no dia a dia da nossa casa é gigante e, por razões humanas, não conseguimos compreender. Ele está presente em cada detalhe, desde o nosso namoro e no decorrer desses 28 anos de casados, pois ganhamos muito mais do que perdemos em cada desafio.”.

A jovem Ana Raquel, da paróquia de Sant’Ana de Itaúna, recordou do lugar dos filhos na estrutura familiar: “Nossos pais devem ser os primeiros a receberem os frutos das nossas boas ações, não o mundo. Por isso, os jovens devem ser membros ativos em cada família, unidos a uma busca total busca pela santidade.”, afirmou a jovem.

O padre Thiago Pimentel encerrou os testemunhos refletindo sobre a importância da vocação matrimonial, utilizando-se das palavras do Papa Francisco: “O casamento não é meramente seguir uma lei da Igreja, ou ter um carimbo para dizer que está tudo certo, mas é ter o Senhor como centro da vida, certos de que é Ele quem dá o amor necessário para toda a vivência. A família deve ser ainda um lugar de acolhida e recepção.”, afirmou o sacerdote.

Após os dois quilômetros de caminhada, o evento foi concluído após a benção e despedida concedida por Dom José e louvor com o Ministério Laus Domine.

Por Ana Mesquita/João Dias
Fotos: Ana Mesquita

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share