Peçamos a Santa Clara a graça de vivermos na Fidelidade ao Senhor

Ontem, 11 de agosto, a Igreja celebrou Santa Clara de Assis, Santa Clara, “Patrona da Televisão”. Pela manhã, o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, presidiu a Santa Missa de renovação dos votos de três religiosas da Toca de Assis.

A noite, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidiu a Celebração Eucarística na Sede das Irmãs Clarissas na Arquidiocese, no Mosteiro da Sagrada Face e da Reparação, situado a rua Doutor Osvaldo Campos, 817, Araruama, Vicariato Lagos.

Em seu Sermão destacou Dom José: “…Santa Clara foi essa mulher forte, esta mestra, identificada com Cristo. A primeira mulher elaborou a regra de vida para ser vivida pelas irmãs da regra de vida mostrando a importância da humildade, a importância da pobreza a importância da Fraternidade como sinal do amor de Deus, e também podemos dizer uma mulher forte determinada que se identificou com Cristo, enfrentou esses desafios, a exemplo de São Paulo, que mesmo na situação do sofrimento de doença soube viver tudo por amor a Jesus Cristo e louvando ao Senhor.”.

“Assim podemos ver no seu exemplo um chamado para também nós vivermos a nossa vocação buscando o caminho da generosidade, da Fraternidade e da Caridade, para sermos também presença viva de Jesus no mundo.”, acrescentou o Arcebispo Metropolitano de Niterói.

Ulilizando as palavras do Papa Francisco, disse ele: “… A contemplação é a contemplação da realidade de Jesus Cristo, revelando então que na comunhão com Cristo, ali meditando e vivendo com ele através da sua chagas de uma realidade viva estão ajudando a transformar o mundo. (…) E pergunta a uma das irmãs, ela poderá falar nada de extraordinário, mas é algo que está fundamentado nessa experiência do Cristo sofredor, e esses mistério nós renovamos cada celebração eucarística e assim Nós também somos chamados a viver essa comunhão íntima com o Senhor.”, finalizou Dom José Francisco Rezende Dias.

Ao terminar sua homilia, disse: “Parabéns, nesse dia de hoje, e que peçamos a Santa Clara a graça de vivermos na Fidelidade ao Senhor com ela viveu.”.

O carisma das Irmãs Clarissas dos Pobres é viverem na mais rigorosa clausura, cumprindo os três votos, acentuando-se a pobreza, dentro da rigidez querida por São Francisco, sem posses nem rendimentos, numa filial confiança no Pai, entregando-se à oração e à penitência. Somente a clausura separa as monjas do mundo, pois seu pensamento está centralizado nas necessidades espirituais da humanidade. As Irmãs vivem integralmente, o carisma de Santa Clara, na pobreza e na oração.

Por João Dias
Fotos: Arquivo pessoal de Dom José / Adigar José

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share