O Vigário Episcopal de São Gonçalo e pároco da Matriz São Gonçalo de Amarante, padre André Luís, informou que a paróquia do centro do município de São Gonçalo, iniciou um projeto de assistência as mães de crianças com deficiência. Segundo informação do sacerdote, o encontro aconteceu no domingo dia 7 de agosto, no jardim da Casa Paroquial.
“Iniciou -se a reunião, com a oração e um cântico do Espírito Santo. Logo em seguida, houve a apresentação de todas as mães. Padre André fez o acolhimento, apresentando a proposta do grupo. Após esse momento, a psicóloga Suzi Alves realizou uma dinâmica de descontração e socialização.”, conta a nota enviada ao SECOM, descrevendo as deficiências das crianças, “Autismo, TOC, DI, TDAH e Transtorno de ansiedade.”.
A nota destaca que foi “uma ‘roda de conversa’ com troca de experiências, de ideias, partilha de desafios, necessidades, perspectivas, lutas, fragilidades, forças. Psicopedagogas e psicólogas, também, participarão destes encontros. O objetivo é favorecer ações e atitudes que tornem a Paróquia mais inclusiva.”, completa o texto.
“E para alcançar esse objetivo, há metas específicas, tais como: Integrar as mães através do diálogo, do envolvimento, da partilha de suas realidades cotidianas distintas, promovendo uma grande interação entre as mães; adequar melhor a estrutura paroquial visando o bem-estar das crianças em variadas situações especiais; e possibilitar uma conscientização maior entre os paroquianos diante das realidades especiais, levando-os a uma atitude voltada para a compreensão, sensibilidade, acolhimento e olhar mais fraternos.”, aponta em tópicos os principais objetivo do encontro.
Padre André Luís, aproveitou para convidar as mães de crianças com deficiência a participarem do próximo encontro no inicio do mês de setembro. O “Próximo encontro acontecerá no dia 04 setembro às 15 h, no Jardim Paroquial. Estarem esperando mais mães especiais!”, finalizou ele.
Por João Dias
Foto: Padre André Luís