Dom José: “…quero agradecer à família de Monsenhor Alceste pelo dom que ele foi para nós.”

No domingo. dia 10 de julho, faleceu, aos 80 anos, Monsenhor Alcestes Martins de Oliveira, pároco emérito da Arquidiocese de Niterói.  Monsenhor Alceste, nasceu em 14 de abril de 1942, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Durval Martins de Barros e Amélia de Oliveira Martins. Em 2014, recebeu as Insígnias do Monsenhorato das mãos do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói presidiu a última Missa de corpo presente das 15h, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, Rio do Ouro, São Gonçalo, Vicariato Oceânico.  Durante o sermão, o Arcebispo lembrou as atividades e a vida dedicada do Monsenhor Alceste no pastoreio da porção do povo de Deus a ele confiada. Após a Santa Missa, aconteceu o cortejo até o cemitério Parque da Paz, onde o corpo foi sepultado.

“Depois de um período longo de enfermidade, ontem, o nosso querido Monsenhor Alceste faleceu. Aqui nos reunimos na fé, para a celebração de despedida, rezando por seu descanso eterno e renovando nossa fé na vida eterna junto de Deus.”, afirmou o Arcebispo.

E prosseguiu: “(…) É com esta certeza de fé que rezamos neste momento para que Jesus recompense a dedicação de Mons. Alceste. E foi com esta certeza de fé que Mons. Alceste dedicou, consagrou e ofereceu sua vida a Jesus.”.

“Ele sempre gostava de contar que lutou muito para ser sacerdote. E depois de padre sempre demonstrou um carinho para com os irmãos padres, vivendo a fraternidade sacerdotal e mostrando alegria em poder participar das ordenações. Ele doou sua vida nessa paróquia de Santa Teresinha por longos anos, testemunhava sua devoção à beata Nhá Chica, e tinha um carinho para com todos.”, descreve Dom José Francisco.

“Em nome da Arquidiocese, quero agradecer à família de Monsenhor Alceste pelo dom que ele foi para nós. Agradeço, de modo especial à Neide sua sobrinha, e a todos que dele cuidaram com tanto carinho nestes últimos anos, lembrando dos médicos e enfermeiros, que o atenderam neste tempo em que esteve hospitalizado. Deus recompense a todos! Mons. Alceste, na entrega de seu coração ao coração divino, descanse em paz e junto de Deus interceda por sua e nossa querida Arquidiocese de Niterói.”, conclui Dom José Francisco.

Nascido a 14 de dezembro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro, em 8 de dezembro de 1978, foi ordenado Sacerdote. Depois de tão laboriosa jornada, no dia 10 de julho de 2022, com 80 anos de idade, o Senhor o chamou para junto de Si, para a eternidade. Deus seja louvado, por essa vida entregue, inteiramente, a serviço da Igreja e dos irmãos. Uma existência, veramente dedicada ao sacerdócio!

Na certeza de que Deus o receberá em seu Reino, expressamos nossa gratidão a seu serviço ministerial, com a frase de São João da Cruz: “No entardecer da vida seremos julgados pelo Amor”. Deus seja louvado! Estamos certos de que todo o amor devotado a Cristo, à Igreja e ao Povo de Deus lhe concederá, como recompensa, o repouso nos braços do Pai.

Por João Dias
Fotos: Padre Cláudio Lima/Adigar José

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share