Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói terá novo espaço 

Criado em 2001, a partir da necessidade de higienizar, identificar e catalogar sua documentação permanente, durante o Episcopado de D. Carlos Alberto Navarro, a Arquidiocese de Niterói iniciou o trabalho de gestão de seus documentos. Reúne documentação referente a Batismos, Casamentos e Óbitos, ocorridos entre os séculos XVII e XX, nas paróquias que integram a Arquidiocese de Niterói. Todo o material é de domínio público, conforme as normas estabelecidas pelo Direito Canônico e pela Constituição brasileira.  

A partir de 2003, durante o episcopado de Dom Alano Maria Pena, Op. o Arquivo foi transferido para o Edifício Bispo D. José, no centro de Niterói, onde está até hoje. 

Com o apoio de D. José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói, o ACMN realizou entre os anos de 2012 e 2014 o projeto “Arquivos Paroquiais e História social: Histórias e Memórias do Estado do Rio de Janeiro (séculos XVI-XIX)”. Financiado pela FAPERJ, através de seu programa Pensa Rio, e realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

E agora mais um passo está sendo dado em previsão de uma melhor adequação dos documentos existentes e dos serviços prestados. O Arquivo passará a ter um novo local e este será na Casa de Retiros Dom José Gonçalves da Costa (Casa de Retiro do Atalaia). A previsão é que a inauguração aconteça no início deste próximo mês de julho com a benção do Sr. Arcebispo, Dom José Francisco. Em previsão da mudança para novo local, o Arquivo da Cúria encontra-se temporariamente fechado às consultas públicas. Em Breve maiores informações. 

Que nesta nova etapa, o Arquivo possa continuar sua relevante missão de manutenção e da viabilização de acesso ao acervo, contando, inúmeras vezes, com parcerias firmadas junto a instituições públicas de ensino superior.​ Em Breve maiores informações. 

Por Pe. Claudio Lima 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share