Dom José Francisco convida os jovens a participarem do Sínodo

Com o tema: “Nas coisas essenciais a unidade” – Santo Agostinho, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2021 reuniu, online, os jovens da Arquidiocese de Niterói, pelo segundo ano consecutivo. O evento aconteceu na paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras, Itaboraí, no domingo dia 31 de outubro. As Redes Sociais da Arquidiocese e a Rádio Anunciadora transmitiram a Santa Missa e o Show Principal do maior evento jovem da Arquidiocese de Niterói.

Ao longo do dia os jovens participaram de workshops sobre o tema e o lema do nosso DNJ deste ano: Capela Virtual, pregações, Santa Missa e o show principal, com o grupo Dom e Raiz da Comunidade Católica Dom de Deus. Os jovens dos seis vicariatos que compõem a Arquidiocese participaram com muito entusiasmo do encontro, com a esperança de que no ano de 2022, todos se reúnam presencialmente.

Na homilia, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, convidou todos os jovens a participarem, em suas paróquias do processo de escuta do Sínodo. Dom José lembrou a importância do Sínodo para a Igreja, e convidou os jovens a viverem segundo o Evangelho e testemunharem a Jesus, pois assim contribuirão para a construção de um mundo novo.

O Padre Marcos lembrou de todos os que se empenharam na realização do Dia Nacional da Juventude 2021, ainda online, mas com a promessa de um evento presencial em 2022. Dom José Francisco completou os agradecimentos, dizendo: “Antes então da Bênção final, nós queremos afirmar a todos o nosso espírito de gratidão, já manifestado pelo Padre Marcos, e agradecemos a ele e a sua equipe, que se empenharam tanto no trabalho com a juventude. Então, para ele também, a nossa carinhosa e calorosa salva de palmas”, agradeceu o Arcebispo de Niterói.

Após a Missa houve o Show com ao Grupo Dom e Raiz. Para rever a Santa Missa e o show Facebooks: fb.com/arqnit, fb.com/radioanunciadora ou youtube.com/arqnit.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.

O DNJ é o principal evento do Setor Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definidas e uma boa avaliação, ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

O DNJ é realizado todos os anos, no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa, ou é celebrado em domingo posterior.

Por João Dias
Foto: reprodução do Youtube

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share