DOM JOSÉ FRANCISCO – Símbolos do Natal

Os símbolos do Natal representam algo como o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. Por isso, nessa altura do ano, nós os encontramos espalhados por todos os cantos. Com origens em épocas diferentes, os símbolos surgem não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos têm uma história para contar e uma mensagem a transmitir. O básico é transmitirem a alegria do Natal.

Vamos, então, conhecer a simbologia por trás dos símbolos mais significativos da festa mais esperada do ano.

A ESTRELA DE BELÉM, guiando os Magos, foi aquela que lhes indicou onde Jesus estava, pois eles queriam adorá-lo. Seguindo a estrela, encontraram o Menino recém-nascido em Belém.

Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade. É provável que ela deve ter sido um fenômeno astronômico, mas ainda hoje, persistem dúvidas sobre qual teria sido.

OS SINOS do Natal simbolizam o anúncio do nascimento de Jesus. Além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisava as pessoas para se reunirem num acontecimento. Usados na decoração das árvores e das portas, os sinos também são lembrados nas músicas natalinas: “Bate o sino pequenino, sino de Belém. Já nasceu Deus menino para o nosso bem“.

AS VELAS de Natal simbolizam a fé, a luz do Cristo que ilumina a humanidade.

Conta-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela, para iluminar o caminho dos viajantes. Da mesma forma, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Cristo traz para a vida das pessoas, porque Ele veio para dissipar as trevas e a escuridão das mentes. Velas acesas na noite de Natal revelam a fé na presença de Cristo naquele ambiente.

+ José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Artigo publicado nos jornais O Fluminense e A Tribuna – 02 de dezembro 2020

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share