Tanguá

Data da Criação: 28/12/1995
Área: 146 m2
População 2011: 30.731
Urbana: 27.426
Rural: 3.305
Economia: Agricultura (aipim, jiló, laranja e quiabo), pecuária (gado de corte e leite), piscicultura, extrativismo mineral (florita, gnaise e sieneto), apicultura, citricultura e indústria. No setor secundário, os destaques são para a Cibran (Companhia Brasileira de Antibióticos) e a Embratel.
Padroeira: Nossa Senhora do Amparo

Tanguá é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na região metropolitana homônima. Neste município foi instalada em 1969 a Estação Terrena de Comunicações Internacionais Via Satélite, a EMBRATEL-Empresa Brasileira de Telecomunicação.

A história de Tanguá insere-se na de Santo Antônio de Sá e na de Itaboraí, que foram as unidades político-administrativas a que pertenceu Tanguá no passado recente e no remoto. Está ainda relacionada com os fatos ocorridos no Recôncavo Guanabarino e no Brasil como um todo. A primeira referência específica a seu respeito data de 1670, quando foi doado ao Alferes Henrique Duque Estrada uma sesmaria de nove léguas em quadra. Com o tempo foram concedidas outras sesmarias, como a de Pedro Freire Ribeiro, em 1746 e datas de terra. A exploração econômica da área fazia-se, principalmente, através do cultivo da cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão, aguardente e farinha.

Em 17 de março de 1878 chegou o primeiro trem a Tanguá, que se transformou em embarcadouro dos produtos da região. Município jovem, Tanguá se caracteriza por concentrar a maior parte das indústrias do Estado, formando um parque industrial bastante diversificado.

Paróquia na cidade de Tanguá:


Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Centro – Tanguá

09 - N. Sra. do Amparo (Tanguá)2