São Pedro da Aldeia

Data da Criação: 27/12/1892
Área: 333 m2
População 2010: 88.013
Urbana: 82.286
Rural: 5.727
Economia: Comércio, extração de sal marinho, pesca e turismo.
Padroeiro: São Pedro

Município histórico da Região dos Lagos, no Litoral Norte do Estado, conhecido como a cidade de amor, São Pedro da Aldeia está localizado em pequena península que avança para a Lagoa de Araruama. A Cidade foi fundada por Jesuítas e guarda construções históricas de alta importância.

Apesar da contribuição prestada nesse período (1783) à lavoura regional pelo elemento negro escravizado, é justo que se observe que a promulgação da Lei Áurea, a exemplo do que sucedeu na maioria das comunas fluminenses, não afetou vitalmente a economia local. O que ali se verificou foi a mudança de atividades por parte dos libertos que, abandonando as lavouras, se voltaram para a pesca.

Em conseqüência dessa rápida adaptação é que, poucos anos transcorridos após a decretação da Lei libertadora de 1888, enquanto grande parte dos municípios lutava com a mais desesperadora crise, São Pedro da Aldeia conquistava a emancipação político-administrativa.

Paróquias na cidade de São Pedro da Aldeia:


Paróquia São João Batista – São João – São Pedro da Aldeia

12 - São João Batista (São Pedro)

Paróquia São Pedro – Centro – São Pedro da Aldeia

13 - São Pedro (São Pedro)2

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrWhatsAppLinkedInBlogger PostFacebook MessengerEvernoteEmailAOL MailGoogle GmailMySpaceWordPressOutlook.comPrint