Arraial do Cabo

Data da Criação: 13/05/1986
Área: 160 m2
População 2010: 27.770
Urbana: 27.770
Rural: 0
Economia: Extrativismo, turismo e atividades industriais
Padroeira: Nossa Senhora dos Remédios

Arraial do Cabo está assentado sobre sítios arqueológicos de extrema valia para o estudo da história da região, tendo fornecido diversas peças para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Isto pode ser comprovado a partir de restos arqueológicos catalogados em toda a região, que é composta de diversos sambaquis (sítios arqueológicos com esqueletos e artefatos.

Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

Construída em 1506, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no Brasil. Está localizada junto ao marco da chegada de Américo Vespúcio, que descobriu as terras de Arraial do Cabo em 1503. Em 2003, a Igreja foi restaurada e ganhou nova iluminação na área externa.

O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, em área de topografia plana, com pequenas elevações, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pela presença da Fábrica Nacional de Álcalis, pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arraial do Cabo

05 - Sagrado Coração de Jesus ( Arraial do Cabo)3