08
MAY
2017

NOVA CATEDRAL: Tecnicamente falando…

novacatHoje iremos falar um pouco mais sobre o processo construtivo dessa superestrutura composta pelos três pilares principais e a cúpula da Nova Catedral que, ao final, são a própria essência da grandiosa concepção de Oscar Niemeyer.
A respeito desse conjunto de peças estruturais que compõem a “Nave”, podemos destacar os pilares que atingem 65m de altura e a cúpula, com 60m de diâmetro.
Para a execução desta etapa, usaremos um equipamento de grande porte para movimentação vertical e horizontal de cargas com 80m de altura e 60m de raio, ou 120m de diâmetro.

Considerando o grande porte e inclinação dos pilares, sua execução está planejada em 5 trechos:
1) Primeiros 11m de altura entre a laje de piso da nave até a cinta estrutural da cúpula;
2) Próximos 20m de altura até a metade da altura dos pilares. Nesse trecho será necessária a utilização de estruturas auxiliares, como escadas e elevadores de obra para o acesso dos colaboradores, além do escoramento e travamento das formas de concretagem;
3) O trecho seguinte irá interligar estes pilares já executados com a cinta estrutural da cúpula.
4) Com os três pilares já executados e a cinta estrutural da cúpula também concluída, o quarto trecho superior dos pilares poderá ser executado erguendo a Catedral até 65m de altura;
5) Finalmente o quinto e último trecho, irá promover o encontro e apoio dos três pilares posicionados acima da cúpula.

Quanto à cúpula da Nova Catedral, será executada em anéis partindo da cinta estrutural situada na parte inferior até o fechamento total no topo.

A construção dos pilares e cúpula da Nova Catedral, irá demandar um volume enorme de concreto, próximo a 8.400m³, o equivalente a 1.050 caminhões.

Com a conclusão desta etapa já será possível contemplar a genialidade e beleza da arquitetura idealizada por Oscar Niemeyer.

FacebookTwitterGoogle+PinterestTumblrWhatsAppLinkedInBlogger PostFacebook MessengerEvernoteEmailAOL MailGoogle GmailMySpaceWordPressOutlook.comPrint

Deixe um comentário

*

captcha *